Go to Top

Acompanhe a situação dos navios no Porto de Santos

A Anvisa informa qual é a situação, nesta quinta-feira (30/4), dos navios que estão no Porto de Santos, em São Paulo. No momento, duas embarcações permanecem em quarentena: o cargueiro Saldanha e o navio de cruzeiro MSC Música. 

O cargueiro Saldanha não registrou novos casos de Covid-19, mas permanece em quarentena até sexta-feira (1º/5), ou seja, 14 dias após um dos tripulantes da embarcação ter tido resultado positivo para Covid-19 em teste rápido. É importante esclarecer que o tripulante está em bom estado de saúde e foi o único caso confirmado entre os 20 tripulantes da embarcação. 

Já o navio de cruzeiro MSC Música foi colocado em quarentena nessa quarta-feira (29/4), com contagem a partir do desembarque, ocorrido no dia 20 de abril. Sendo assim, encerrará sua quarentena na segunda-feira (4/5), quando contabilizará 14 dias do desembarque. 

O MSC Música está com 296 tripulantes a bordo. A Anvisa está monitorando os dados de saúde da embarcação e determinou medidas de isolamento a bordo. Não há previsão de inspeção no navio até o momento. 

Além disso, não há indicação de desembarque de tripulantes do MSC Música. Esclarece-se que o navio foi colocado em quarentena porque um tripulante teve teste positivo para Covid-19 após uma internação hospitalar para tratar um quadro de anemia. 

O tripulante desembarcou no dia 20 de abril. No mesmo dia em que deu entrada no hospital, foi realizado um teste rápido de Covid, o qual teve resultado negativo para a presença do vírus. Para que ele pudesse ter alta foi realizado um novo teste que, desta vez, deu positivo para Covid-19. O tripulante é indiano e tem 32 anos. Não se sabe se ele contraiu o vírus dentro do navio ou após o desembarque para atendimento médico pelo quadro de anemia. 

Fim da quarentena 

Após o período de 14 dias sem registros de novos casos ou suspeitas de Covid-19, o navio de cruzeiro Costa Fascinosa encerrou sua quarentena, que vigorou até domingo (26/4). Sendo assim, o navio está liberado desde o dia 27 de abril. 

A empresa está autorizada a realizar desembarques para repatriação de tripulantes ou mesmo a deixar o litoral brasileiro. A decisão cabe à empresa marítima. 

A previsão para esta quinta-feira (30/4) é o desembarque de 17 tripulantes que estão retornando para os seus países de origem. Eles devem desembarcar em dois períodos: das 7h às 11h e das 10h às 20h. 

No período matutino, serão desembarcados seis tripulantes italianos e um espanhol. Até a noite, sairão do navio dez indonésios. Os desembarques são organizados com espaçamento de tempo suficiente para a realização de nova avaliação clínica de sintomas e os demais procedimentos aduaneiros e de imigração. 

A empresa é responsável pela logística do transporte e pelos voos dos tripulantes, que devem desembarcar e seguir em transporte próprio direto para o aeroporto. 

Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/acompanhe-a-situacao-dos-navios-no-porto-de-santos/219201?inheritRedirect=false&redirect=http%3A%2F%2Fportal.anvisa.gov.br%2Fnoticias%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-2%26p_p_col_count%3D1

, , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.