Go to Top

Produção dos bancos de tecidos: impacto da pandemia – Notícias

Já está disponível para consulta o Relatório de Avaliação dos Dados de Produção dos Bancos de Tecidos – 1º semestre de 2020. O documento apresenta gráficos relacionados ao número de doadores de tecidos triados e a quantidade estimada de transplantes de tecidos em dois momentos: de janeiro a junho deste ano e no mesmo período de 2019. A avaliação preliminar mostra um possível impacto da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) na atividade dos bancos. 

De acordo com o documento, é possível observar que: 

  • No caso dos tecidos oculares, houve queda de 47% no número de doadores triados e cujo tecido foi obtido e 44% na estimativa do número de transplantes de córnea realizados. 

  • No caso dos tecidos musculoesqueléticos, foi registrada queda de 44% no número de doadores vivos e falecidos triados e cujo tecido foi obtido e queda de 35% e 47% na quantidade estimada de tecidos musculoesqueléticos (unidades) que foram transplantados, respectivamente, em ortopedia e odontologia. 

  • No caso da pele, a queda no número de doadores falecidos triados e cujo tecido foi obtido chegou a 51%. Por outro lado, houve aumento de 16% na quantidade estimada de pele transplantada. Esse fato pode ser uma consequência do fornecimento de tecidos obtidos antes do período avaliado. 

O relatório comparou a produção de 35 bancos de tecidos oculares, cinco bancos de tecidos musculoesqueléticos e três bancos de pele. É importante observar que os dados de produção são informados pelos bancos de tecidos à Anvisa.  

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, [email protected], Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial

Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/producao-dos-bancos-de-tecidos-impacto-da-pandemia/219201?inheritRedirect=false&redirect=http%3A%2F%2Fportal.anvisa.gov.br%2Fnoticias%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-2%26p_p_col_count%3D1

, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.