Go to Top

Costa Fascinosa: desembarque de tripulantes saudáveis

A Anvisa coordena neste domingo o desembarque dos tripulantes brasileiros a bordo do navio Costa Fascinosa, em Santos/SP. O objetivo da operação é retirar do navio somente os brasileiros que não têm sintomas de Covid-19 e que testarem negativo no exame que será feito a bordo.

A análise epidemiológica e as medidas de isolamento a bordo mostram que neste momento é mais seguro retirar da embarcação as pessoas saudáveis. Com isso será possível reduzir as possibilidades de transmissão a bordo da embarcação e fazer com que as pessoas saudáveis cumpram o isolamento em casa.

A empresa responsável pelo navio adquiriu kits de teste rápido que serão utilizados para triar os tripulantes que já estavam isolados a bordo e garantir que não estão infectados.

Cada um também será avaliado clinicamente para que possa ser liberado.

Cerca de 70 brasileiros devem desembarcar. O número correto só será definido a medida e que forem analisados e testados.

O desembarque dos tripulantes será feito de forma gradativa. Eles sairão do navio de acordo com os horários dos voos ou dos ônibus e vans (fretados) para fazer o transporte dos brasileiros. Eles serão levados de forma direta, da porta do navio até o aeroporto ou seu próprio domicílio.

As vigilâncias epidemiológicas dos estados para onde os brasileiros estão retornando serão avisadas para que possam tomar as medidas locais de monitoramento em cada localidade.

Histórico

O navio Costa Fascinosa permanece em quarentena e o encerramento dependerá da evolução dos casos suspeitos que estão em isolamento na embarcação.

Na quarta-feira (1/4) dois tripulantes foram desembarcados do Costa Fascinosa por suspeita de Covid-19. O desembarque seguiu todos os protocolos da Anvisa e atende as regras de quarentena. Pela regra somente casos urgentes podem ser desembarcados para assistência hospitalar.

Os novos desembarques foram comunicados para as autoridades competentes do município, do Estado e também para a autoridade portuária.

Com isso, são nove os tripulantes já desembarcados do navio por necessidade de atendimento de urgência. Dos sete tripulantes que já haviam sido encaminhados para serviços de saúde na semana passada, todos tiveram resultado positivo para Covid-19.

Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/costa-fascinosa-desembarque-de-tripulantes-saudaveis/219201

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
, , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *